SEDES

Desenvolvimento Social

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEDES) é responsável pela execução da Política de Assistência Social na cidade de Imperatriz, em articulação com as diretrizes da Política Nacional de Assistência Social e do Sistema único de Assistência Social. A SEDES garante a proteção social básica e especial para os grupos sociais que se encontram em situação de vulnerabilidade social, através da oferta de benefícios, serviços, programas e projetos. Sua efetivação dar-se-á através de um sistema de programas públicos que são disponibilizados nas principais áreas do município. Neles, a população pode obter atendimentos, orientações e encaminhamentos, conforme sua necessidade. A SEDES também garante benefícios de prestação continuada (idoso com mais de 65 anos e pessoas com deficiência), e concede benefícios eventuais, como passe-livre em ônibus e concessão de enxoval às gestantes, e auxílio funeral (urnas funerárias).

Programas sociais: Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS), Banco de Alimentos, Bolsa Família, Casa da Criança, Casa de Passagem, Casa Lar, Casa do Idoso, Casa dos Conselhos, Centro de Referência da Pessoa com Deficiência (CRPD), Centro de Inclusão Econômico e Social de Imperatriz (CIESI), Conselhos Tutelares, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Pronatec, Minha Casa Minha Vida, Restaurante Popular, Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), Superintendência de Segurança Alimentar e Nutricional (Susan). 

 

Endereço: Rua Hermes da Fonseca, 49 – Centro

Secretária

Secretária Maria de Fátima Lima Avelino

Nascida aos 09 de novembro de 1953, em Crato-CE. Filha de Raimundo Nonato de Lima e Antônia Oliveira Lima (In memorian). Chegou em Imperatriz em 1974. Formada em contabilidade e pedagogia , casada com Zigomar Costa Avelino, tem 5 filhos. Ingressou na política em 1976 como primeira suplente de vereadora, assumiu o cargo e logo foi convidada para a sub-secretaria de Desenvolvimento Social. Já foi secretária de Comunicação, secretária do Meio Ambiente e secretária do Desenvolvimento Social do Município. Eleita vereadora por 05 mandatos consecutivos, de 2000 a 2016, foi integrante do Conselho Municipal de Segurança Alimentar, conselheira e presidente do Conselho Municipal de Assistência Social. Teve participação em várias conferências municipais, estaduais e nacionais de assistência social e do direito da criança.

Apaixone-se por Imperatriz