Saúde

PREVENÇÃO

Sem fila e sem pré-agendamento unidade móvel oferta serviços públicos de saúde

Ônibus descentraliza serviços de saúde e humaniza atendimento

Publicado em: 19/08/2019 por Kalyne Cunha

Secretaria de Saúde

Sem fila e sem pré-agendamento unidade móvel oferta serviços públicos de saúde

O ônibus é completamente adaptado com consultórios e área de atendimento específica. (Foto: Edmara Silva)

A Unidade Móvel de Prevenção e Combate ao Câncer foi onde a estudante de iniciais V. L., 18 anos, descobriu que havia contraído uma doença sexualmente transmissível. De responsabilidade da Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, Semus; a unidade oncológica oferece à comunidade consultas dermatológicas, prevenção do colo do útero (Papa Nicolau), PSA (exame de próstata) e agendamento de mamografia.

Após uma triagem dos serviços de enfermagem ofertados pela unidade móvel, a estudante apresentou um exame e foi surpreendida quando soube que havia contraído uma Doença Sexualmente Transmissível, DST. “Foi importante eu ter vindo na unidade, pois estava preocupada com o exame. No resultado soube que contraí o vírus HPV e fui orientada a fazer outro exame. Não enfrentei filas e daqui e já me passaram o dia que será a minha consulta médica ”, explica.

O secretário de Saúde, Alair Firmiano destaca o atendimento estratégico da unidade oncológica, que “tem uma grande relevância para a população, pois leva até o usuário, serviços públicos de saúde. Dessa forma, ampliamos a cobertura e proporcionamos uma humanização no atendimento”, conclui.

Já a estudante Fabiana Silva, moradora do Bom Jesus, após divulgação dos serviços da unidade móvel em seu bairro procurou por atendimento. “ Aproveitei para unir o útil ao agradável, o projeto do ônibus evita filas nas unidades de saúde e agiliza no resultado de exames. A prevenção é importante para nos precavermos sobre o câncer do colo do útero e o de mama. Estou com um nódulo na mama, já fiz alguns exames e o médico disse que não havia nada para me preocupar, mas prefiro ficar fazendo o acompanhamento e a minha consulta já está marcada pela equipe”.

Sobre o atendimento móvel, a coordenadora do setor de oncologia do município, Vilenice Batista, esclarece que, “as ações trabalham na prevenção e no combate aos cânceres de colo do útero, próstata, mama e pele. Quanto mais cedo for o diagnóstico mais chance de cura o paciente tem”, enfatiza.

Atendimento

A Unidade Móvel de Prevenção e Combate ao Câncer está localizada em frente à Unidade Básica de Saúde, UBS, do Santa Rita e lá ficará até o final do mês de agosto. O horário de atendimento é de 7h às 11:30h e de 14 às 17h.

Para atendimento, basta o paciente apresentar os seguintes documentos: cartão do Sistema único de Saúde, SUS, de Imperatriz, documentos pessoais e comprovante de endereço. E, para os exames de prevenção do colo do útero, é preciso está três dias sem relação sexual, já o homem é necessário o jejum.

 

 

 

 

 

 

Saúde

Apaixone-se por Imperatriz