SIADI realiza mostra em comemoração aos 15 anos da Lei de Libras

Publicado em: 24/04/2017

SIADI realiza mostra em comemoração aos 15 anos da Lei de Libras

Exposição comemora 15 anos da Lei de Libras

Em comemoração aos 15 anos de criação da Lei nº 10.436 que reconhece a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como língua oficial, alunos e professores dos cursos de Libras desenvolvidos pelo Setor de Inclusão e Atenção à Diversidade  (SIADI) realizaram  na manhã desta segunda-feira (24) uma programação especial para refletir sobre os avanços da Libras.
    Entre dramatizações e apresentações orais com direito a intérprete, os cursistas discutiram a temática com ênfase nos desafios enfrentados na inclusão social de surdos, principalmente em relação à boa comunicação com pessoas que não utilizam a Libras como meio de comunicação.

"Ações como essa são de grande relevância social, pois chamam a atenção da comunidade para a importância do aprendizado da Libras não apenas pelos surdos, mas por todas as pessoas para garantir a boa comunicação", observa Leila Lopes, coordenadora do SIADI.

OFERTA -  Mantido pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED), o SIADI oferta gratuitamente cursos nas áreas de Libras e Braille aos professores da Rede Municipal e também à comunidade em geral.

"Desde 2010 abrimos turmas duas vezes ao ano. Atualmente temos 150 alunos nos cursos de Libras, módulo básico e avançado, divididos em turmas com 25 vagas, sendo parte reservada aos professores e um percentual à comunidade em geral com aulas duas vezes na semana totalizando uma carga horaria de 120 horas em cada módulo. E o mais importante é que os intrutores são surdos e ministram suas aulas com auxílio de uma intérprete", explica a coordenadora.